A barreira entra a vida pessoal e a vida profissional está
diminuindo. As redes sociais são parte desse movimento de queda do muro.
Por isso, é importante tomar cuidado com o que publica nesses sites,
mas também com o que escreve nos seus e-mails e com os portais que
visita quando está no trabalho. Não coloque seu emprego em risco.
1 Imagem da Empresa - Pesquisa realizada pela
Manpower mostra que 55% das empresas brasileiras controlam o uso de
mídias sociais. Não seja ingênuo. Evite posts que possam ter conflito
com a empresa onde trabalha. Se você não diria algo para seu chefe,
reflita se vale o risco de publicar nas redes sociais. Tenha em mente
que o mundo inteiro pode ter acesso ao que escreve e que sua imagem está
em jogo.
2 Assuntos Internos - Muito cuidado com a divulgação
de questões internas da empresa. Às vezes uma informação banal para
você, pode ser valiosa para a concorrência.
3 Uso de Banda da Internet - Seja educado, não use
mais banda de internet do que você tem direito. Algumas empresas
controlam a quantidade de banda disponível para cada usuário, mas são
exceção. Se você quer ouvir rádio ou assistir vídeos em streaming, seja
cuidadoso. Verifique se não está deixando todos os demais computadores
lentos.
4 E-mail corporativo - O e-mail corporativo é para
uso estritamente comercial. Nem pense em tratar seus assuntos pessoais
nessas mensagens. Fofocas de trabalho ou reclamações em relação ao chefe
podem colocar seu emprego em risco.
5 Foco - Evite acessar páginas cujos temas não estão
vinculados à sua função. Ninguém é de ferro, mas seja sincero com você
mesmo e tenha noção se está abusando.
6 Links Suspeitos - Não coloque o sistema de sua empresa em risco.
Programas de compartilhamento de arquivos no trabalho, nem pensar. Nada
de clicar em links chamativos, possivelmente maliciosos, ou abrir
arquivos recebidos de desconhecidos por e-mails.
7 Diálogo - O diálogo é a melhor opção. As empresas
brasileiras estão entre as que mais controlam o uso de meios digitais,
por isso é provável que você se depare com proibições. Em vez de buscar
alternativas para burlar a regra, considere discutir o assunto com seu
chefe.
8 Boas Praticas - Evite falar mal da concorrência nos e-mails corporativos. Essa é uma prática considerada anti-ética.
9 Vocabulário - Cuidado com o vocabulário. Evite
palavrões e gírias. Ainda, existe uma grande diferença entre escrever um
e-mail com letra maiúscula e minúscula. Lembre-se que letras grandes
dão a impressão que a pessoa está gritando, o que pode ser mal-educado.
10 Mensagens Instantâneas - Faça uso ponderado de
sistemas de mensagem instantânea mesmo que internamente. Se outras
pessoas percebem que você está o tempo todo teclando com o seu colega da
frente, é provável que desconfiem de segredos ou conchavos. Evite
chamar a atenção das pessoas quando elas estiverem no modo ocupado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fale conosco!!! A sua opinião é muito importante pra nós.