Muitos empresários ainda se perguntam por que devem investir
em mídias sociais e o porquê de sua real importância para o crescimento de suas
empresas. A resposta é simples: “Porque sua empresa depende das pessoas para
crescer”. A cada ano que passa, tanto quanto os avanços tecnológicos, o
consumidor também evoluiu.
Acompanhando este crescimento como em uma sala de parto, o
consumidor assiste ao nascimento de inúmeras empresas, produtos e serviços de
diferentes segmentos, e durante esse processo, suas exigências e expectativas
também vem aumentando, e muito.
O consumidor de hoje procura mais do que nunca em uma marca,
além da qualidade, a segurança de estar fazendo um bom negócio. E para isso,
ter um dos melhores produtos já não é mais o suficiente, é preciso de algo
mais, é preciso fazer com que o consumidor se sinta inserido no contexto da
empresa, que faça parte dela.
Uma empresa que fala de forma estreita e sincera com seus
clientes conquista a sua confiança com mais eficiência, consegue estabelecer
vínculos duradouros e fiéis, mas para que isso seja realizado de forma concisa,
antes de tudo, a empresa precisa conhecer quem é o seu cliente de fato, e é aí
que se encaixam as redes sociais.
As redes sociais são as maiores fontes de informação da
atualidade. Um banco de dados de números astronômicos que, se aplicados a um
planejamento estratégico e modelados da forma correta, poderá ser o mapa da
mina para a empresa que as utilizarem. A boa notícia é que as próprias redes
sociais se encarregam de facilitar esse trabalho, pois seus usuários atualizam
constantemente suas informações, preferências, gostos, rotinas, enfim, um
poderoso banco de dados vivo, atualizado em tempo real e constantemente. Desta
forma, torna-se mais fácil para uma empresa aproveitar estas informações,
podendo assim identificar com precisão onde estão os seus clientes e
público-alvo, o que gostam, onde frequentam, o que fazem, onde moram, e desta
forma, a praticidade e facilidade de interação com os mesmos se tornam mais
fáceis, identificando suas necessidades ou resolvendo os seus problemas. Ou
seja, passa a criar não apenas um vínculo comercial, mas sim, fazer parte do
seu cotidiano e principalmente de sua rede de amigos, construindo laços mais
intensos.
Outro grande fator que impulsiona o uso das redes sociais no
meio corporativo se dá ao fato de que através delas, as empresas passam a ter
mais um canal de comunicação, tanto com os clientes, possíveis clientes, mas
também com a mídia, tornando-se uma fonte aberta de informação, dando “cara” à
empresa e principalmente possibilitando a interação com o público em geral.
Porém de nada adianta apenas criar perfis em redes sociais e
sair divulgando os produtos ou serviço, é preciso, antes de tudo, interagir com
seu público. O resto dependerá de como será conduzido o processo de
relacionamento online. Por isso, a importância de existir um planejamento
pré-estabelecido e de métricas pré-definidas. Caso contrário, poderá todo o
esforço resultar em apenas meros perfis amargando algumas visitas e trocas de
recados aleatórios.
O mais indicado é a contratação de um profissional
especializado no assunto, desta forma, reduzirá em cerca de 99% as chances de
atirar no escuro e de obter resultados negativos.
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