Como todos sabem, estamos envolvidos em uma grande revolução
tecnológica, onde muitos investimentos estão sendo feitos nesta área,
lançamentos quase que diariamente, além de inovações e praticidades trazidas
através destas. Já a informática, como grande precursora de interação mundial
entre computadores e pessoas, tem se tornado uma ferramenta intransponível à
vida das organizações, sendo indispensável em todos os setores.
Devido a todo este crescente desenvolvimento e automatização
computacional, é praticamente impossível encontrar, nos dias de hoje, alguma empresa
não utilize a informática em pelo menos um
de seus setores. Esta tem sido usada para transmissão/interação de informações e dados de setor a setor, atividades como contabilização e controle de funcionários, busca de informações sobre concorrência e sua situação no mercado atuante, entre outras tantas. Porém, uma das principais utilizações que as empresas fazem com a informática, como de grande poder agregativo, é a automatização de processos rotineiros que, desde sua implantação, tem sido responsável por uma grande redução de custos, pois antes estas atividades eram exercidas manualmente.
de seus setores. Esta tem sido usada para transmissão/interação de informações e dados de setor a setor, atividades como contabilização e controle de funcionários, busca de informações sobre concorrência e sua situação no mercado atuante, entre outras tantas. Porém, uma das principais utilizações que as empresas fazem com a informática, como de grande poder agregativo, é a automatização de processos rotineiros que, desde sua implantação, tem sido responsável por uma grande redução de custos, pois antes estas atividades eram exercidas manualmente.
Desde o século passado o ramo da tecnologia deu um grande
salto em todos os seus aspectos, revolucionando o modo como as organizações
agiam, desempenhavam o seu trabalho, enfim, no seu processo global de geração
de riquezas. Esta revolução, por sua vez, veio só a agregar mais valor aos seus
produtos/serviços, atendimento e agilidade para com seus clientes.
Os objetivos perseguidos pelas empresas ao adotarem
inovações tecnológicas variam bastante, mas geralmente são de natureza
aquisitiva. As pressões dos clientes, por sua vez, também estão presentes, mas
muitas organizações tem objetivos internos importantes, como a atualização,
redução de custos, aproveitamento de recursos, tanto como sua gestão geral.
Intranet
A intranet é muito usada para troca de informações e dados
dentro de uma empresa. Sendo um sistema de rede interna e fechada, a intranet
possui acesso somente para os funcionários, impedindo que terceiros tomem
conhecimentos das atividades da organização, podendo conter, dentre as suas
ferramentas, possibilidade de troca de mensagens instantâneas entre
funcionários, fóruns ou sistemas de gerenciamento de sites ou serviços online.
Este sistema de comunicação pode ser usado, também, em forma
de nuvem, ou seja, as informações e dados úteis aos demais setores da empresa
são disponibilizados no sistema, podendo os funcionários responsáveis por estes
terem acesso. Portanto, uma de suas principais características, está em sua
segurança, por se tratar de um sistema privado, fechado, onde cada empresa
possui o seu.
Há duas formas de acessibilidade da intranet: uma consiste
em basicamente um sistema que é instalado as máquinas do ambiente
organizacional, permitindo interações entre todas; já a outra, é um sistema
online, isto é, através da internet, onde os funcionários acessam-no com seus
respectivos login e senha, podendo ter acesso as mesma informações. Porém, este
último pode apresentar um nível maior de insegurança no que tange ao vazamento
de informações e invasão do sistema por hackers. No entanto, depende das
necessidades e objetivos que a empresa busca com o uso da intranet, fazendo com
que se analise o melhor formato para implementação desta tecnologia.
Independente do ramo de atuação da organização, o uso da
informática chega a ser de primeira necessidade para se atingir uma boa gestão
e controle das diversas atividades que estão sendo desempenhadas em todos
setores da empresa. Portanto, para que as organizações consigam sobreviver em
meio a este ambiente tecnológico que se encontram, devem estar atualizadas e a
par de todo este desenvolvimento, afim de não serem “deixadas para trás” pela
concorrência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fale conosco!!! A sua opinião é muito importante pra nós.